Alfabetização Emocional nas Escolas Infantis

26/09/2024

As Berçaristas e Auxiliares de Classe que atuam em escolas de educação infantil desempenham um papel essencial no desenvolvimento integral das crianças. Muito além do cuidado físico e do apoio pedagógico, esses profissionais têm a oportunidade de orientar diretamente no desenvolvimento socioemocional das crianças, especialmente na faixa etária de 0 a 6 anos, um período crítico para a formação de habilidades fundamentais para a vida adulta.

A UNIRE capacita essas profissionais para atuarem no treinamento socioemocional das crianças e este trabalho é essencial, pois permite que elas auxiliem no desenvolvimento de competências como empatia, autocontrole, resiliência, comunicação e resolução de conflitos. Essas habilidades são formadas de maneira contínua e, quanto mais cedo forem incentivadas, maiores as chances da criança crescer com inteligência emocional, o que impactará positivamente suas relações, autoestima e capacidade de lidar com frustrações.

Ao receberem treinamento aqui na UNIRE as Berçaristas e Auxiliares de Classe podem adotar abordagens que promovam o diálogo e a compreensão das emoções desde cedo, criando um ambiente acolhedor onde as crianças se sintam seguras para expressar suas emoções e aprender a lidar com elas. Isso também contribui para o desenvolvimento de uma relação saudável com o aprendizado, pois crianças emocionalmente seguras e compreendidas têm mais facilidade em aprender e explorar o mundo ao seu redor.

Além disso, uma capacitação focada no desenvolvimento socioemocional permite que esses profissionais se sintam mais preparados para lidar com os desafios do dia a dia, como conflitos entre as crianças, episódios de ansiedade ou timidez, entre outros. Profissionais capacitados se tornam também modelos para as crianças, que aprendem a lidar com suas próprias emoções observando o comportamento dos adultos ao seu redor.

Portanto, investir na capacitação socioemocional de Berçaristas e Auxiliares de Classe é essencial para garantir que as crianças recebam o suporte necessário para crescerem saudáveis, emocionalmente equilibradas e preparadas para os desafios futuros. Essa formação não só valoriza o trabalho desses profissionais, como também impacta diretamente na qualidade da educação e do cuidado oferecido nas escolas de educação infantil.