Como a maioria das Babás se tornam Babás

25/09/2024

Vou começar te contando um pouco porque muitas babás não evoluem ou demoram muito tempo para alcançar bons salários.

Funciona assim,  muitas mulheres optam por ser babás, acreditando que cuidar de crianças é algo que qualquer um pode fazer. Algumas, por já ter experiência cuidando dos seus filhos, filhos de parentes ou amigos acreditam que estão aptas a exercer esta funçao; outras veem nessa profissão uma oportunidade de mudar de carreira ou de conseguir uma renda melhor. Afinal, muitas vezes, o salário de babá é bem mais atrativo e tranquilo, principalmente quando se cuida de uma única criança, tornando o trabalho menos cansativo e lucrativo.

Já na outra ponta vemos muitas maes que pela necessidade contratam sem critério algum. Ficou sem babá, está desesperada porque precisa trabalhar, precisa de ajuda, ela liga pro Porteiro do prédio e pede indicação... [S. José, o senhor tem uma babá pra me indicar?] e prontamente ele atende e a babá começa no dia seguinte, as vezes é só pegar a chave na portaria e iniciar o seu trabalho.

Se formos ver, é assim que as Babás, em sua maioria, vão se tornando babás.

A realidade é que começam sem nenhuma formaçao profissional e conforme vão trabalhando assimilam a cultura e as práticas da primeira família empregadora e levam estas experiencias para o segundo, terceiro emprego. Esse ciclo se repete, misturando o que aprenderam anteriormente com as novas culturas das casas em que irão trabalhar, somando tudo ao seu próprio filtro e entendimento. E, vida que segue.

Sabemos que o salário de uma babá qualificada é muito bom em relaçao a muitos outros empregos, mas iniciar uma carreira desta forma demora muitos anos para a Babá atingir bons salários. Esse processo de aprendizagem pode ter bom resultado, mas tambem pode ser dramático além de resultar em uma abordagem fragmentada e intuitiva do cuidado infantil.

Nessas horas, meu coração aperta. Dá uma tristeza enorme, porque quem sofre mais são as crianças. E aí, a gente só pode torcer para que tudo dê certo, porque, no final, é como jogar os dados: a sorte está lançada, e o céu ou o inferno podem surgir nas nossas vidas.

O ideal seria as babás receberem uma formação sólida e estruturada antes mesmo de começarem a trabalhar. Isso garantiria um conhecimento mínimo necessário para proteger a integridade física, emocional e cognitiva das crianças, além de acelerar sua chegada a uma carreira bem-sucedida, com reconhecimento e remuneração justa desde o início da sua jornada.

Através do METODO UNIRE, há 30 anos formando babás, portanto,  já testado e aprovado, ofereço exatamente isso: a chance de evitar o aprendizado doloroso e inseguro que vem de pular de casa em casa.

Falo isso porque dou curso para babás há 30 anos, aqui na cidade de São Paulo, e são mais de 10.000 mil alunas e conheço perfeitamente a realidade desta profissão que tanto respeito e valorizo.

Tambem conheço a outra ponta, trabalhando com Recrutamento e Seleção de Babas e Doméstica, ouvi a solicitações das maes ...suas necessidades, suas aflições de encontrar quem não machuque seus filhos e que não lhes faça mal, suas expectativas, um verdadeiro apelo pra que eu encontrasse a melhor babás para estar em sua casa e cuidar de seus filhos.

Tambem já ouvi centenas de relato de babás, em busca de uma vaga que garanta um trabalho digno, respeitoso, um salário que consiga sobreviver, consiga levar presentes para seus filhos e lhes dar o melhor também.

E posso te dizer, que são dois lados de uma mesma moeda, com uma única finalidade, zelar pela integridade e saude mental destas crianças.
UNIRE dá o melhor treinamento para babás, especilizadas em qualificar Babás,  há 30 anos ensinando  Babás. #UNIRECURSOS #UNIRE #SOUBABÁ #BABADEVERDADE